1º Encontro de Estudo e Planejamento da Recid MS
Campo Grande 26/02/10
Os educadores da Recid MS, se encontraram no dia 26 de fevereiro de 2010, na própria sede, para Estudo do Programa Nacional de Formação.
Programação:
- Abertura e mística;
- Apresentação das características do Projeto Político Pedagógico (PPP);
- Leitura dinâmica e dialogada do Programa Nacional de Formação;
- Encerramento
Foi utilizado o Caderno de Gestão Operacional, Projeto Político Pedagógico e o Programa Nacional de Formação.
Comentários:
- No Programa Nacional de Formação se falou em Ciranda Pedagógica, foi dito que a idéia é que sejam as mesmas pessoas nos quatro encontros devido ao processo de continuidade;
- Em relação as Jornadas de Formação, que se fizesse uma jornada de 2 em 2 meses. Tendo um tema central a cada mês; A sugestão é de se criar um grupo de Teatro do Oprimido. E que fique claro que quando se fala em jornada, significa autonomia aos grupos para o estudo;
- Ilustrar que as rodas de conversa são espaços onde os movimentos primeiro conversam e trocam as análises com o propósito de elencar quais ações podem ser tomadas em conjunto. A exemplo do que foi feito no ano passado com parceria entre Recid e Assembléia Popular, deixando de fora a tensão existente;
- Que a mobilização seja uma forma de luta e educação popular, ou seja, a idéia é uma pratica a ser incentivada;
Quando no Programa Nacional de Formação se falou em Ciranda Pedagógica, foi dito que a idéia é que sejam as mesmas pessoas nos quatro encontros devido ao processo de continuidade;
- Em relação as Jornadas de Formação, que se fizesse uma jornada de 2 em 2 meses. Tendo um tema central a cada mês; sugestão de se criar um grupo de Teatro do Oprimido. E que fique claro que quando se fala em jornada, significa autonomia aos grupos para o estudo;
- Ilustrar que as rodas de conversa são espaços onde os movimentos primeiro conversam e trocam as análises com o propósito de elencar quais ações podem ser tomadas em conjunto. A exemplo do que foi feito no ano passado com parceria entre Recid e Assembléia Popular, deixando de fora a tensão existente;
- Que a mobilização seja uma forma de luta e educação popular, ou seja, a idéia é uma pratica a ser incentivada;
PLANEJAMENTO BIMESTRAL
Temas do Encontro Estadual 2009 | Temas de Formação | Ações do PNF |
1. Gênero (mulheres LGBT); | Educação Popular | Jornadas pedagógicas |
2. Geração (juventude, estudantes) | GEM | Rodas de conversa |
3. Movimentos Sociais (sindicatos, AP, consulta popular, CMS, CEBs); | Multiplicadores de lideranças | Repasse da Ciranda (metodologia) |
4. Terra e Comunidades Tradicionais (negros, indígenas, ciganos). |
Atividades Continuas, serão quatro comunidades de acompanhamento sistemático, pesquisa participante (mais ou menos duas oficinas para cada comunidade a partir de 15 de março até final de abril):
Obs: Primeiro vamos fazer somente a visita, tirar as frases e o tema gerador. Não precisa de foto, lista de presença.
GRUPOS:
- Dom Antônio – grupo de mulheres (gravidez, catadoras de materiais recicláveis, drogas); Mobilização com a Romilda.
- Caiobá – grupos de jovens (drogas e criminalidade); Mobilização com a Cida.
- Darcy Ribeiro – aldeia indígena Urbana; Mobilização com Suzie Guarani.
- Furnas do Dionísio – comunidade Quilombola; Mobilização com Romilda e Getúlio.
- Jornadas pedagógicas: quinzenalmente 3 horas por encontro (primeiro tema a decidir pela lista de e-mails); Educação Popular, Como pol. Públ, Temas de conjuntura local, Desenvolvimento do MS – Tema do encontro Macro e outros.
- Rodas de conversas: com movimentos e outros grupos .
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