Postagens populares

domingo, 12 de fevereiro de 2012

    É na estratégia em ritmo de som do atabaque que 
a tática para o despertar do debate se inicia em manhã ensolarada na casa da Recid MS. Numa mesa farta e em outra bastante simples, as e os educadores conversam e se alimentam sem entender o que as e os levaram até aquele momento. Foi uma opção ou consequência do destino? Por aí, a reflexão caminhou até chegar em outras dúvidas: O que é estratégia? O que é tática? Qual o nosso eixo de luta?

   A manhã do sábado (11), se tornou intensamente repleta de questões e descobertas fundamentais para o debate que a Recid está discutindo em todo país há alguns dias. Para esse momento, o segundo, da Jornada Pedagógica em preparação aos próximos encontros (Regional e Nacional), organizado pela equipe MS, foram pensadas e organizadas dinâmicas para que o grupo pudesse se aprofundar melhor nas questões propostas.

      Em grupos foram debatidos também os campos: Formativo e Educativo; Comunicação; Gestão compartilhada e Organicidade respondendo as seguintes perguntas: “O texto me impressionou? Qual a impressão? Me vejo no texto? Se não me vejo, como reescrevê-lo?”. De acordo com os grupos, os desafios ainda são muitos em cada campo, e a necessidade de aliar a teoria com a prática é assunto decorrente, afinal, nessa grande luta, o que nos une?

    Depois de uma manhã como esta, não é difícil iniciar a tarde se questionando “Por onde andei?” (Nando Reis)... Assim as educadoras e educadores compartilharam os pensamentos e a reflexão dessa caminhada, e identificarem se estavam por perto, se andaram por caminhos parecidos até chegarem naquele momento de se debruçar sobre as políticas da Recid.

...E foi assim, numa mandala de energias e ainda ao som do atabaque que cada grupo relatou o debate feito.

Acompanhem o relato na íntegra neste blog.

        O próximo encontro está agendado para o dia 25/02/2012, das 8h (café da manhã) às 18h, com intervalo para almoço, na casa da Recid/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário