Postagens populares

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Romai, uni Le capirau ni diquel

        Romai, uni Le capirau ni diquel - “Ciganos, uma história invisível”, este é o II Seminário do Povo Cigano do Mato Grosso do Sul que acontece neste final de semana (26 e 27 de maio), no Teatral Grupo de Risco. 

        O seminário tem o objetivo de verificar os avanços e limites, a partir dos desafios levantados na última Conferência da Igualdade Racial, com vistas a fortalecer a luta do Povo Romai no estado e propor ações articuladas entre si, de forma participativa, na perspectiva de desmistificar sua história, cultura e subsidiar com orientações e conhecimentos a Rede de Educação Cidadã e participantes do encontro. 

        “Romai, uni Le capirau ni diquel” está pautado no diálogo, na fala, na escuta, na partilha de saberes, experiências e aprendizados, e ainda, em debater, propor, trabalhar em grupos, criar consensos, fazer acordos e assumir compromissos em coletividade, encaminhar, avaliar e alegrar o espaço. Estes princípios da educação popular serão fundamentais para garantir o objetivo proposto. 

          Os trabalhos serão iniciados com uma memória do I Encontro Estadual do Povo Cigano, realizado em Três Lagoas em maio de 2011. Neste momento construir-se-á uma fogueira onde as proposituras do encontro serão materializadas na lenha. Após uma dança cigana em volta do fogo aceso, serão queimadas ações apontadas como discriminatórias e preconceituosas presentes no encontro passado e também no senso comum. 

          Nestes dois dias, além da vivência dos rituais, da cultura cigana, serão debatidos cinco eixos: História e Cultura do Povo Cigano (Wilson Godoy), Ciganos do Brasil (Cigana Kalim), Povo Cigano e as Religiões de Matriz Africana (Sandra Cigana e Cigana Kalim), Discriminação e Preconceito com os Povos Ciganos (Sergio Cigano e Nena Sarti), Direitos Humanos para o Povo Cigano e as Leis Ciganas (José Carlos Tavares e Cigana Gisela Del Padre). Com início às 8h e encerramento às 18h, no domingo, haverá um ritual de casamento cigano após às 18h.

          O seminário é uma realização da Rede de Educação Cidadã com parceria da Associação Sul-matogrossense dos ciganos e Teatral Grupo de Risco.
Contato: Fernanda Kunzler (67) 9241 6227 // 3042 8262

Nenhum comentário:

Postar um comentário