Postagens populares

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Carta Memória aos Cirandeiros e Cirandeiras da IV Ciranda

Por Fernanda Kunzler (memória do dia 27.05.11)

      Ontem iniciamos o dia com a nossa querida rádio e as vozes companheiras que a animam, Romilda e Cris com informações para o nosso dia. O cafezinho da manhã sempre com alguns educadores (as) ainda cansados (ressaca) da noite anterior, outros mais animados, alguns não falam no primeiro momento, já outros (as) disparam na comunicação verbal e gestual.

     A mística cada vez mais intensa nos leva a refletir a amorosidade e também as diferentes linguagens de comunicação. É claro, que a manhã que se iniciou num clima “friozinho” se torna logo caliente com a tão envolvente ciranda, (êta que o bicho vai pegar).

        Depois da apresentação das atividades do dia feita pela espontaneidade do companheiro Diguilin  e a discrição da companheira...., dupla interessante, não¿ Coordenaram o dia, quase que pontualmente, lógico que a todo momento levantando um cartaz com as ordens: 5 minutos, conclua....  é claro também cirandeiros (as) que o sucesso da coordenação e das outras equipes de trabalho não seria possível se não fosse um trabalho coletivo.

     Ainda no debate do período da manhã os assessores convidados colaboraram na reflexão sobre comunicação que parte do início de sua história até os dias atuais, o coronelismo, regulamentação dos meios, as ferramentas disponíveis e como usá-las, temos certeza que conseguimos debater sobre o assunto com questionamentos relevantes  na tentativa de criar formas da tão sonhada e possível democratização da comunicação.

     Uma breve paradinha para outro cafezinho.... (eita povo que curte comer!rsrsrsrsrsr). Logo após o lanche, as entusiasmadas meninas do “De quem pra quem” voltam com todo o gás trazendo os recadinhos para esquentar ou não os corações, afinal nem sempre são recadinhos de todo coração.

       Continuamos os debates, e paramos para, é claro, comer de novo....  E que delicioso o almoço servido na casa, e ontem teve uma sobremesa que era de dar briga, porque não deu pra todos e todas educadores (as). Embalados pela rádio Cirandeira que anunciou algumas indicações de Garoto e Garota Cirandeiro (a).... hum, abertura de campanhas políticas pelos corredores....

      Então, percebemos que além de reuniões, rolam outras coisas, como grupos da cozinha que lavam louça felizes, cantando, dançando e o mais interessante sem deixar a peteca cair, diferente do grupo reunido no gramado na tentativa de não deixar, literalmente, a peteca cair!!! Divertidíssimo, não lavar o prato e sim tentar jogar a peteca...., pena que deixa a mão inchada.

       Descobrimos um educador que adora iniciar os gritos de ordem, pena que ainda não os aprendeu, mas está a caminho, afinal como é de entendimento coletivo, tudo é um processo!

     A volta a plenária aconteceu aos poucos, a maioria das pessoas não quiseram cantar muito menos dançar..., mas, em meio as falas e debates eis que surgem umas pessoas ainda com a energia em alta para animar.....

      Nova parada para, adivinhem¿ Comer é claro.... adoçados por um bolo de chocolate, a turma voltou a plenária mais entusiasmada... E no escurinho do cinema, assistimos 3 vídeos trazidos pelos assessores, isso somado as nossas experiências e ao acúmulo de informações que adquirimos ao longo do dia, proporcionou um ótimo debate...
     
     A noite, como diz o ditado (não sei qual, deve ser o chinês por que todo mundo o usa), “não percamos o costume” e logo nos encaminhamos para as reuniões das macrorregiões....

    Nos bastidores.... hum! Nesse rola muito coisa, aliás, muita coisa mesmo!!!! Os sorrisos disfarçados, o friozinho na barriga com medo de ser descoberto (a) comprovam isso.... E mais uma noite com rodas: de música, internet, mais reuniões, reuniões, reuniões e por fim reuniões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário