Postagens populares

sábado, 3 de março de 2012

Processo da Resistência e a estratégia da Recid no Centro-Oeste


       Entre os dias 29 de fevereiro à 04 de março, educadoras e educadores de três Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal se encontram no VIII Encontro Regional sob o tema “Processo da Resistência da Recid no Centro-oeste”, e lema “Memórias do Caminhar tecendo o poder popular”, com o objetivo de aprofundar a análise de conjuntura e a estratégia de atuação da Rede para a construção do Poder Popular na região, Brasil e América-Latina.
      
     A montagem de coloridos retalhos dão formas à estandartes e bolsas, que logo no início foram unidos a mística envolvente e acolhedora das e dos participantes no encontro, num momento de apresentação e integração.

    Na perspectiva da reflexão de como tecer o poder popular na região, as equipes dos Estados, montam coletivamente um estandarte simbolizando as lutas específicas vivenciando um processo místico e na prática de uma outra forma de expressão.

    Cada Estado trouxe uma análise de conjuntura dando atenção a memória de luta nas quais a Recid participou. Num contexto geral, as análises trouxeram questões fundamentais, destaca-se: Degradação ambiental, altos índices de agrotóxicos; Hidronegógio; Privatização de órgão públicos, como acontece com a saúde, entre outras, que foram identificadas como pontos em comum de lutas e preocupações.

      Diante de tantas questões emergentes, qual a estratégia da Recid? A assessoria de José Antônio Moroni, conselheiro do Instituto de Estudos Socioeconomicos (INESC), trouxe para reflexão o conceito de tática e estratégia. A Recid no Centro-Oeste analisa que necessita de maior acúmulo sobre esse debate.

      No dia seguinte, a região se debruça sobre a síntese das propostas feitas a partir da avaliação dos Estados e o texto base em relação ao Plano Nacional de Formação. Após esse momento, ainda em grupos, a análise foi sobre as políticas de Organicidade, Comunicação e Gestão Compartilhada. Esses assuntos foram debatidos e encaminhamentos.
Até amanhã (04), a região continua o encontro onde consta na pauta a avaliação da Comissão Nacional e ainda o planejamento da região.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário