Postagens populares

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Juventudes de Campo Grande se reúnem com o Prefeito Alcides Bernal


No final da tarde de terça-feira (01/10), se reuniram no gabinete da Prefeitura Municipal de Campo Grande, jovens de diversos movimentos e organizações sociais e o Prefeito Alcides Bernal, para dialogarem sobre a pauta proposta pelo grupo: 

1 - Jornadas de Junho - Quem somos e o que queremos (Moralidade na política, transparência na gestão, saúde pública de qualidade, mobilidade urbana. Políticas públicas para a Juventude);

2 - Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo de Qualidade: Os resultados da Audiência Pública e a necessidade de implantação das mudanças proposta, com destaque para a o Fundo Municipal das Gratuidades. Denúncia sobre irregularidades em uma das empresas que fazem concessão com o município. O fim da cobrança indevida das integrações na planilha que compõe o valor do passe. O estudo e implantação de melhorias nas linhas e integrações. A criação de uma empresa municipal de transporte coletivo.

3 - A criação do Fórum Municipal de Juventude (FMJ) e sua permanência: A necessidade de um Conselho Municipal de Juventude (CMJ) mais democrático, participativo, plural e próximo da realidade das juventudes. A adoção da participação popular nas decisões a respeito da aplicação de Políticas Públicas para a Juventude (Orçamento e Gestão Participativa);

4 - Que essas políticas apresentadas anteriormente norteiem a decisão da prefeitura quantoa criação e nomeação de gestores públicos para as políticas de juventude;

Durante a reunião foram pontuadas as necessidades de um constante diálogo entre a sociedade civil e governo municipal. Foi destacada a importância do ato, visto que não se tem registros nas últimas gestões terem recebido a juventude para um momento de escuta e diálogo. Sérgio Souza Júnior, CDDH Marçal de Souza, observa que Campo Grande é uma Capital que não olhou para o/a jovem, que não pautou o debate, portanto, os movimentos articulados entre si o fizeram, e conseguiram que uma equipe nacional que pauta as questões relacionadas a juventude, deslocasse um de seus integrantes, como Bruno Elias do Conjuve (Conselho Nacional de Juventudes) para participar do encontro organizado pela Comissão Pró-Fórum.

Em relação a criação do Fórum Municipal de Juventude (FMJ), Walkes Vargas, militante da Pastoral da Juventude e integrante da Comissão Pró-Fórum, relatou que o encontro ocorrido no último sábado (28) teve por objetivo articular e organizar os movimentos de juventudes. Fomos pautar os direitos das juventudes, o direito ao território, ao transporte público, o direito aos acessos a educação, a universidade, a cultura, ao esporte.... Foram 30 inscrições na plenária, ou seja, a juventude reivindica o direito de falar”, ressalta Vargas.

Juliano Gogosz, presidente do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), afirmou que é necessária a reformulação da política do conselho. “Quando assumimos o conselho, o pegamos com uma política ultrapassada, sua composição foi feita no apagar das luzes... sou de total apoio que novas entidades oxigenem o conselho”, desabafa o presidente do CMJ. Juliano Gogosz, sugeriu ainda que seja feita nova eleição, formulação política no sentido de união e fortalecimento da organização.

Alcides Bernal, Prefeito de Campo Grande, informou que está vivenciando um momento de grandes dificuldades ao desafiar todo um sistema já implementado. Contextualiza sobre os desafios diários vividos pela nova gestão. Porém, trás uma reflexão otimista para as ações coletivas em diálogo com a sociedade civil, se comprometendo com a luta das juventudes, na ideia de que sua administração não é algo pessoal, e sim um Projeto Coletivo. Um dos compromissos assumidos pelo prefeito na reunião é a criação da moradia estudantil e o constante diálogo com a sociedade civil e os movimentos juvenis sobre a reorganização do CMJ e o funcionamento da Secretaria Municipal de Juventude.

2 comentários:

  1. Muitos jovens sonham em mudar o mundo, alguns já arregaçaram as mangas e estão empenhados em tornar este sonho realidade, mas o sonho só se tornará realidade quando ocuparmos o nosso espaço na política.

    ResponderExcluir
  2. Quando algum jovem foi chamado para ser um coautor na condução dos destinos do Município”?

    ResponderExcluir