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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Capacitação em Metodologia da Educação Popular



2º Encontro Recid MS


Os educadores da Rede Educação Cidadã se encontram para capacitação em Educação Popular.


Campo Grande, 13/03/10

Local: Recid MS, rua Temístocles, nº 64 – (Esplanada da Ferroviária)

Segue abaixo a programação do dia de estudo:

Programação

8h – Acolhida - café da manhã;
8:45h - Mística de abertura sobre o ato da escuta;
9:15h - Partindo da realidade
Grupos de Trabalho definem o que é educação popular e quais seus princípios;
9:45h - Aprofundamento teórico -  Reflexão sobre os princípios e intencionalidade da educação defendida por Paulo Freire - A partir das apresentações dos grupos é feita uma explanação dos prícipios da metodologia da educação popular. Material pedagógico de subsídio: Pedagogia do Oprimido, slides Guadalupe e Gouvea – Organizar o material...http://www.youtube.com/watch?v=YbrHsTv4QA0 ; http://www.youtube.com/watch?v=sqT00D-KElU ; http://www.youtube.com/watch?v=ntN6gq3xCjw
10:45h – Intervalo;
11h - Idéias para uma pesquisa participante - Continuação do debate sobre pesquisa participante;
12h – Almoço;
13h – Rápida apresentação da rede de educação cidadã – vídeo “vamos lá fazer o que será” - pensar!!!;
14h – A busca do tema gerador - realidade concreta (dados e visões dos sujeitos), falas significativas, universo temático, problematização micro-macro-micro, conteúdos e atividades educacionais libertárias - pensar!!!;
15h - Exercício de organização do universo temático a partir das falas significativas - a centralidade da escuta – pensar!!!;
16:15h – Intervalo;
16:30h - Planejamento das pesquisas de campo – Para fazer o levantamento da realidade concreta. Quem vai levantar os dados? Até quando? Quem vai fazer a visita? Quando? Alguma outra ação será necessária?;
17:30h - Encaminhamentos e Avaliação;

Passo à Passo....

Suzie – Se apresentou e pediu que as pessoas presentes fizessem o mesmo.
Apresentação: Roma, Paulo, Marcel, Cida (Caer), Leide, Romilda, Alicinda, Evaniza, Cremilda e Cleuza (Ass. das Mulheres indígenas terena urbana), Cremilda, Cleuza, Magna e Telma (acadêmicas), Getúlio, Jander (estudante), Willian, Éder (Marçal de Souza), Maura (Dourados), Suzie e Fernanda.

Mística: Roma
Caminhando pelo espaço, dividido em pares, um de frente para o outro, analisaram-se, investigaram-se, comentaram ainda de se olhando o que notaram em cada um. Depois dividiu-se em dois grupos, um foi para fora da sala, voltaram contaram uma história para o grupo que ficou dentro da sala.

Comentários sobre o exercício
- Telma: Um espelho o reflexo de nós mesmos, temos coisas em comum.
- Magna: Por mais que a gente olhe o outro, a gente não sabe quem ele é, às vezes temos surpresas.
Willian: É uma aproximação para conhecer o outro.
Marcel: Olhar no outro é difícil... dá medo, parece que você mostra algo que não quer mostrar, que a gente não permite que o outro veja.
Cremilda: É bom olhar para conhecer um pouco mais.
Evaniza: É  a sinceridade, o olhar, quando desvirtua o olhar não está com o pensamento positivo. Ele é homem eu sou mulher, vi sinceridade lembrei da minha adolescência.
Cida: Não se consegue olhar nos olhos de alguém que se admira sem desconcentrar, a gente lê a verdade.
Suzie: Interessante porque às vezes a gente fala ou pensa coisas de algumas pessoas, quando olha profundamente, agente descobre outra realidade. “O olhar é o interno da gente”.
Leide: Depende da forma como a gente está se sentindo, a gente não quer olhar no olho.
Éder: Interessante, porque é uma situação difícil, olhar para a pessoa para compartilhar algo, inibe.

Marcel: Pede para as pessoas falarem o que entendem por Educação Popular. Dividiu em 3 grupos. Cada grupo pegou um papel e canetas e responderam questões que o Marcel levantou.

Os grupos retornaram e apresentaram, 5 minutos para cada grupo.

Marcel: Comenta sobre o assunto.
Educação Popular: às vezes pensamos que é um motivo político. A idéia é estar junto com o povo (trabalhador), marginalizados. Remete a questão da transformação...

   


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