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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sistematização e Organização das Falas Significativas


 Encontro Recid MS

Campo Grande, MS - 30/04/10



Início: 9h 

Presentes: Romilda, Paulo, Sander, Eduardo, Josefa, Adriele, Getúlio, Suzie, Adolfo Nelson, Dionedison, Lico Nelson.

Mística: (Cacique)
(Objetos ao centro, todos em roda, cada um para falar um pouco de algum objeto que tenha lhe chamado atenção).
Cacique: “Nossos galhos foram cortados, mas a nossa raiz / tronco nunca morrerá”.

Eduardo: “Não deixar morrer a cultura, porque é milenar, para que o futuro tenha conhecimento do passado”.

Romilda: desenho indígena, as cores do amor, fazer a prática do amor. Propôs que nos abraçássemos, fizéssemos massagens uns nos outros e nos saudamos com Bom dia. “Afinal que cor é o amor? Qual a cor da sua alma?”.

Lico Nelson: “Nós somos da terra, quando morremos voltamos para a terra. A terra é nosso corpo!”.

Coordenação: Romilda Pizzani
Relatoria: Leide e Fernanda

Pauta:
1)     Sistematização do Processo da rede;
2)     Segunda Ciranda de Educação Popular;
3)     Formulário de Pesquisa 2007/2010;
4)     Organização das falas significativas;

Suzie: Avisa que o Sander, Eduardo e ela terão sair antes do intervalo do almoço, vão viajar.

Por este motivo reorganizamos a seqüência da pauta para que eles pudessem participar;

  • Iniciamos com a pauta 2) SEGUNDA CIRANDA DE EDUCAÇÃO POPULAR:

Romilda: Fala sobre a Ciranda e se candidata para ir. Considera desnecessário a ida de duas pessoas do mesmo segmento, os indígenas.

Paulo: Explica como foi definido os nomes das pessoas que foram na 1ª ciranda, e a importância das mesmas irem novamente para dar continuidade aos estudos. Informa que a próxima Ciranda será do dia 25 de maio à 02 de junho;

Suzie: Não vai poder participar, está muito ocupada.

Cacique: Diz o mesmo que Suzie e dispõe a vaga para que quiser participar.

Romilda: Diz que são duas pessoas do mesmo segmento por isso sugeri a participação de outras pessoas na Ciranda.

Paulo: “É uma questão de compromisso, somos todos iguais, todos aqui tem condições de ir para a ciranda. Assumimos um compromisso o ano passado de estarmos nos dois encontros”.

Sander: “Acho importante oportunizar quem ainda não foi. Acho que tem que democratizar, dar abertura para as pessoas terem acesso”.

Leide – “Acho que o Sander está correto, mas na rede existem questões que tem que ter continuidade, e fundamental a continuidade dos estudos”.

Josefa: “Ter continuação é ótimo. É solidário os meninos darem as vagas deles, porque já se sentem preparados. Que seja dentro de um consenso”.

Paulo: “Entendo algumas questões, como a participação dos educadores. Os encontros nacionais são para todos educadores conhecer, ver. Os encontros de estudos que vai um grupo escolhido pelo coletivo, tem que dar uma continuidade. Não sabemos tudo e precisamos trabalhar no coletivo. Vamos ser cobrados sobre a metodologia”.

Leide: “Eles não estão cedendo a vaga deles, eles tem outros compromissos, estão impedidos de ir”.

Nomes para a 2 Ciranda, consenso na reunião: Paulo, Romilda e Dionedison.

Obs: A carta para Ciranda e para ser entregue ate dia 20 de maio. O grupo vai se encontrar dia 03 de maio, segunda-feira às 8h para escrever a carta, (este dia é o dia reunião de todas as segundas da equipe de liberados). Equipe responsável pela carta: Paulo, Romilda e Getulio.

4) FALAS SIGNIFICATIVAS:

GRUPO DARCY RIBEIRO (Suzie, Cacique, Fernanda, Sander, Eduardo)

1 – “Os nossos filhos não falam mais nosso idioma porque tem vergonha quando seus colegas tiram sarro (dele)”;

2 – “Como estamos fora do nosso lugar temos que nos acostumar aqui, aprender a lidar a viver”;

3 – “O índio é inocente e ainda não sabe ter opinião”;

4 – “Aonde (aldeia) a gente vivia não tinha essas preocupações com drogas, más companhias. Aqui é diferente”;

5 – “Ainda não temos experiência com a política, mas estamos aprendendo”;

6 – “Os políticos usam palavras difíceis até para falar de nós. Não entendemos, fomos procurar no dicionário, ele estava xingando a gente”;

7 – “A comunidade está em conflito devido a influência política do não-indio”;

8 – “A criança indígena é tímida”;

9 – “A gente acredita na palavra”;

10 – “Os adolescentes não tem o que fazer aqui”;

Analisamos cada frase de acordo com os seguintes itens:
A)    Visão de mundo;
B)    Explicativa;
C)    Situação limite.

O Tema gerador é a frase mais ampla, que abrange as demais, sintetize, fale em nome das outras.
As frases 5, 8 e 9 foram excluídas, pois não estavam dentro das alternativas A, B e C;

De acordo com a equipe as frases 1, 2 e 4 são as mais significativas, então analisamos uma a uma e concordamos que o tema gerador é:

- “Como estamos fora do nosso lugar, temos que nos acostumar aqui, aprender a lidar, a viver”.

INTERVALO PARA ALMOCO

RETORNO AS 14H


GRUPO FURNAS DO DIONISIO

1 – “A comunidade é unida mas falta comunicação”;

2 – “Gostamos de receber pessoas só que quando eles vão embora deixam muita sujeira na beira do rio”;

3 – “Não tem nenhuma atividade extracurricular”;

4 – “O trabalho para o período de férias”;

5 – “Os jovens vão para a cidade e acabam na periferia”;

6 – “A comunidade tem divisões internas e criações de grupos”;

7 – “Os jovens não querem trabalhar na roça”;

8 – “Os jovens não vêem perspectiva de futuro na comunidade”;

9 – “Ela voltou a estudar depois de seis anos e entrou na política. Se candidatou e não teve apoio da comunidade”;

10 – “Grande parte dos moradores da comunidade vão para Campo Grande”;

11 – “Na comunidade não tem biblioteca”;

12 – “Nessa atual gestão da escola, eles não interagem com a diretora”;

13 – “Nos finais de semana só tem igreja e futebol”;

O grupo fez a mesma avaliação nas frases uma a uma, e houve a necessidade de acrescentar mais uma alternativa:

A)    Situação limite
B)    Explicativa
C)    Visão de mundo
D)    Contradição

Eliminamos a frase 11, por que não entra nas alternativas acima.

- Para escolher o tema gerador o grupo selecionou as frases: 5, 6, 8 e 10.

- De acordo com o grupo a frase que sintetiza a pesquisa nessa comunidade e:

“A comunidade tem divisões internas e criações de grupos”.

Concluímos o estudo da fala significatica e tema gerador.

3) PREENCHIMENTO DA FICHA DE PESQUISA: Equipe responsável – Getúlio e Fernanda (no site).

1)SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DA REDE: Equipe responsável – Paulo e Romilda.

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO:

- O grupo: Recepção legal com café da manhã e mística conduzida pelo Cacique e Romilda;

-  Fernanda: Ainda há muitos atrasos, precisamos mudar esse hábito;

- Leide: Poderia ter mais participações das pessoas na mística;

- Romilda: A pauta foi objetiva e clara;

- Josefa: Tempo – ficou bem distribuído entre as atividades.

Encerramos as 16h40 com o café da tarde.

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